Header Pic   Header Pic
Header Pic  PfeilEntrada seta História seta do MCC Header Pic
Header Pic

História do MCC Imprimir
 

Os Cursilhos de Cristandade são um movimento de Leigos e obviamente um Movimento de Igreja que, mediante um método próprio, possibilitam a vivência e a convivência do fundamental cristão, ajudam a descobrir e a realizar a vocação pessoal e tornam possível a criação de núcleos de cristãos que vão fermentando de Evangelho os ambientes.

Os Cursilhos de Cristandade começaram em Palma de Maiorca (Espanha), ao terminar a década de quarenta.

Image 

Foi há 60 anos que um jovem de 27 anos de idade, de nome Eduardo Bonnín Aguiló, cheio de amor a Jesus Cristo e de entusiasmo apostólico, conhecendo os ambientes descristianizados da sua terra e de toda a Espanha, deu um grito de alerta para que a juventude acordasse e fosse para os ambientes do mundo e da Igreja propagar o Evangelho, à semelhança do que tinha feito S. Paulo.

Sem falar da história, sabemos que Eduardo Bonnín ficou inquieto depois de ter frequentado o 2º Curso de Chefes Peregrinos (Curso de Acção Católica) realizado na Semana Santa em Palma de Maiorca no ano de 1943.

Em Agosto de 1944 (de 19 a 23), realiza-se em Cala Figuera o 1º Curso, já com as modificações existentes hoje e preparadas por Eduardo Bonnín, com a duração de 3 dias.

Image 

Em 7 de Janeiro de 1949 realizou-se, no Mosteiro de San Honorato, no Monte da Randa, aquele que foi chamado oficialmente, o 1º Cursilho de Cristandade, tendo-se realizado nesse ano de 1949, em Palma de Maiorca, 20 Cursilhos de Homens.

Eduardo Bonnín que conta hoje com 90 anos, fundador dos Cursilhos de Cristandade, criou-os com a finalidade de tornar o mundo mais cristão, tornando mais cristãos os homens, continua e continuará sempre a ser a grande figura dos Cursilhos de Cristandade em todo o mundo.

Propagaram-se por todos os países a partir de 1953. Actualmente fazem-se Cursilhos de Cristandade em mais de 50 nações dos cinco continentes. Calcula-se que tenham passado por um Cursilho mais de dois milhões de homens e mulheres de diversas línguas e raças.

Em Portugal, o primeiro Cursilho teve lugar em Fátima em 30 de Novembro de 1960 e o então Bispo de Leiria dizia: "Obra que Nasce em Fátima não morre", onde eu apenas acrescentaria "Sem Mim nada podeis fazer (Jo. 15,5)" e de facto, hoje em todas as Dioceses do nosso País se vive o Movimento dos Cursilhos de Cristandade.

Aqueles que passam pela vivência dos três dias de Cursilho, sentem, em geral, uma convivência tão profunda, que a passagem pelo Cursilho marca, sem dúvida toda a sua vida.


 
Header Pic
left unten
-
right unten
© 2014 Movimento dos Cursilhos de Cristandade - Torres Vedras / Mafra
Joomla! é um software livre disponibilizado sob licença GNU/GPL.